Se você é um microempreendedor, você precisa do CNAE. Entenda porque.

A CNAE pode indicar abonos ou outros benefícios dos quais a sua empresa pode ser favorecida. (Foto: Ilustrativa)

Você já ouviu falar na siga CNAE? Se você é um microempreendedor, muito provavelmente você já foi apresentado a ela. Mas você já sabe qual a sua finalidade? E porque ela é tão importante para você como empresário?

Logo, neste post iremos te explicar passo a passo para que ela serve, aqui também você entenderá porque deve estar atento a ela em suas transações fiscais, a fim de evitar dores de cabeça.

O QUE É CNAE?

O Código CNAE é a abreviação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e nada mais é do que uma forma de padronizar os códigos de atividades econômicas e os critérios de enquadramento usados pelos mais diversos órgãos da administração tributária no Brasil.

QUAL O CÓDIGO CORRETO PARA VOCÊ?

Primeiramente é necessário conversar com o seu contador, as instruções dadas por este profissional, é extremamente importante para que você não cometa erros nesse momento.

A CNAE pode indicar abonos ou outros benefícios dos quais a sua empresa pode ser favorecida. (Foto: Ilustrativa)
A CNAE pode indicar abonos ou outros benefícios dos quais a sua empresa pode ser favorecida. (Foto: Ilustrativa)

Para descobrir o código correto, você verá que será necessário refletir sobre o que qual tipo de serviço a empresa irá oferecer, se irá prestar serviços, irá vender, industrializar ou comercializar. Essas respostas são necessárias para definir se você terá apenas um CNAE ou mais.

A CNAE foi criada para facilitar a vida dos empresários, diminuindo a burocracia e facilitando o pagamento de impostos e tributos. Infelizmente, algumas prefeituras e governos estaduais criam sistemas diferentes de classificação, que podem confundir ou atrapalhar os empresários. O mais importante é tentar se adequar aos sistemas nacionais, para, cada vez mais, facilitar os seus negócios.

A CNAE pode indicar abonos ou outros benefícios dos quais a sua empresa pode ser favorecida. Um desses casos é o do Simples Nacional, o Sistema Integrado de Pagamentos de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que é um sistema que apoia e facilita o pagamento de tributos para esse tipo de negócio.

Abra a sua empresa com a Abrir CNPJ e tenha os documentos necessários em dias. Siga as redes sociais Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube.

Atendimento