Saiba o que deve ser analisado antes de pedir um financiamento para sua empresa

Antes de obter um financiamento para a sua empresa, deve ser levado em consideração as necessidades. (Imagem: ilustrativa)

Quando se vai montar uma empresa, uma das coisas mais importantes é o financiamento. Em alguns casos, conseguir ele pode até parecer fácil. Afinal de contas, com um bom financiamento você poderá fazer belas melhorias em seu empreendimento seja ele grande ou pequeno.

Entretanto, um financiamento mal administrado pode atrapalhar mais do que ajudar na melhoria do seu negócio. Para não cair no prejuízo ao adquirir um financiamento, resolvemos te ajudar com algumas dicas do que você deve analisar antes de obter um financiamento, principalmente se o seu caso for para pequenas empresas.

1- Analise suas necessidades;

Qual a real necessidade do financiamento? Você exatamente o que fazer ao obtê-lo? Ele está de acordo realmente com as necessidades da empresa? Como você vê a sua empresa daqui a cinco anos sem o financiamento? E com o financiamento? Reúna-se com os seus sócios e principalmente com o seu contador para saber todas essas respostas, é importante que ao final desta reunião você tenha em mente exatamente o porquê você irá tomar essa atitude.

2 – Crie um Foco;

Crie um foco maior, ou um sonho. Algo que você desejará fazer quando esse dinheiro cair na conta da empresa. Pode ser expansão, capital de giro, pesquisa e desenvolvimento. Pode ser também algo que não lucros diretamente, mas que contribua. Com por exemplos uma sala de jogos para momentos de lazer dos funcionários, ou Ar-condicionado, TV e etc. Ter sempre um foco irá lhe ajudar a não desanimar quando vier as dificuldades.

Antes de obter um financiamento para a sua empresa, deve ser levado em consideração as necessidades. (Imagem: ilustrativa)

3 – Busque conhecer todas as linhas de crédito possíveis;

Sente-se com o seu contador, que é um especialista e que conhece tudo sobre finanças, para estudar as linhas de crédito disponíveis no mercado. É importante estar ciente de todos os detalhes desde prazos, carência, taxa de juros, garantias e outros.

4 – Planeje seus gastos para pagar o financiamento;

Antes de assinar o contrato do financiamento, sente-se e coloque no papel um planejamento de entre 6 a 12 meses, com cenários diversos seja de sucesso ou insucesso. Busque ter planos A, B, C, D… A questão não é ser pessimista e sim realista. Já que sempre haverá os riscos de tudo dar certo e você fazer muito sucesso, ou dar tudo errado e você perder muito dinheiro e se afundar em dívidas.

5 – Organize todos os dados financeiros da sua empresa;

Tenha os planos de cotas, as receitas e as despesas organizados, isso te ajudará a saber quais áreas da empresa precisam de investimentos realmente.

Essas são algumas dicas importantes que irão de ajudar a guiar financeiramente bem a sua empresa. Esteja sempre atento as evoluções, problemas e busque sempre ter conhecimentos técnicos para resolvê-los.

Abra a sua empresa com a ABRIR CNPJ um escritório que poderá te ajudar a resolver esses problemas. Fale com os nossos especialistas pelo Whatsapp, pelo Facebook, Linkedin ou Instagram.

Atendimento