Qual a importância do fluxo de caixa em um negócio?

Qual a importância do fluxo de caixa em um negócio. (Imagem: Ilustrativa)

Volta e meia ouvimos comentários de pessoas que montaram um negócio, e meses depois ele precisou ser fechado. Entendemos o quão frustrante é se planejar anos, meses e dias, enfim montar o seu negócio próprio e ver meses depois ele ser obrigado a fechar.

Dentre as possibilidades que levam um empreendimento a fechar, na maioria dos casos é devido ao fluxo de caixa. Alguns empreendedores não conseguem administrar os valores que entram e saem, além de não conseguir administrar a reserva. Porém, há também os casos de pessoas que montam seus negócios sem ter algum tipo de reserva, o que resulta em ficar à mercê do que o negócio gerar.

O que é um fluxo de caixa?

É uma ferramenta que auxilia o empresário em suas tomadas de decisões, onde ele tem a possibilidade de acompanhar toda a movimentação financeira do negócio. Em suma, auxilia na parte financeira.

Qual a importância do fluxo de caixa em um negócio. (Imagem: Ilustrativa)
Qual a importância do fluxo de caixa em um negócio. (Imagem: Ilustrativa)

De acordo ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) “É importante ter um controle sobre o fluxo de caixa, pois é por meio dele que o empresário mantém a vida financeira do empreendimento organizada. Assim, ele fica ciente de todo o dinheiro da empresa, tanto as receitas e quanto as dívidas, a fim de tomar as melhores decisões na hora de remanejar os valores para setores que a empresa necessite, por exemplo, além de impedir, que você atrase os pagamentos dos impostos que incidem sobre a sua empresa”.

Em conclusão, o fluxo de caixa é essencial para a condução da empresa, feito com excelência, dedicação e extrema atenção, ele pode impedir que o seu negócio venha a ser fechado.

Importante frisar que não há qualquer limitação de qual tipo de negócio poderá ou deverá trabalhar com fluxo de caixa. Qualquer empreendedor deve fazer isso, desde ambulante, passando por vendedor de barraquinhas, lojas, mercados, microempresas, industrias, multinacionais, enfim, sem o fluxo de caixa, as chances de vida de um negócio é muito, mas muito pequena.

Fale com a Abrir CPNJ, que os nossos especialistas estão prontos esperando o seu contato. Seja no Whatsapp, como Facebook, Linkedin ou Instagram.

 

Atendimento